Oráculo - Alfabeto Fenício

Alfabeto Fenício – Oráculo


Alf

Significado: Boi
Letra: ´ (som mudo) A
Valor numérico:  1, 1000
Origem: Alf é derivado da palavra semita ocidental para Boi e a forma da letra é derivada do hieróglifo proto-sinaítico (o proto-sinaítico é um alfabeto descoberto na península do Sinai e talvez seja um elo entre os hieróglifos egípcios e o alfabeto fenício) que é representado pela cabeça de um boi.


A palavra Aluf  em hebraico significa campeão ou líder e era um titulo de nobreza entre os edomitas, a raiz semita para essa palavra significa mil, uma vez que Aluf governava milhares de pessoas.
No Sepher Yetzirah ou Livro da Criação (tratado cabalístico sobre a criação do mundo pelas letras hebraicas) a letra hebraica Alef é assim descrita: “Ele fez a letra Alef reinar sobre o Sopro, e Ele sujeitou a ela uma Coroa; e Ele combinou uma com a outra. Ele formou com elas o Ar no universo, o clima temperado no ano, e o peito na alma: a masculina por Sh M A e a feminina por M A Sh.”
No oráculo do alfabeto grego associado a Apolo, o deus da profecia, descoberto em Olympus na Lycia, a letra A (Alfa) está associada à palavra Hapanta, ou seja, “Qualquer coisa” com o seguinte significado: “Todas as coisas, Apolo pressagia, serão levadas a bom termo”.
O boi, animal sagrado para os povos semitas, está presente em muitos mitos do oriente médio. Sua força e virilidade representam a fertilidade da terra. A raiz para a palavra semita “animal domesticado” é derivada de Alf. O boi, quando domesticado, torna-se a principal força que ajuda as pessoas a cultivar o campo e fornece o alimento da vida.
El, o deus supremo e pai da humanidade, é descrito como “O Boi” nos textos Ugaríticos.
Palavras-chave: liderança, abundancia, inicio, força, chefe, virilidade.




Bet
Significado: Casa
Letra: B
Valor numérico: 2
Origem: O nome da letra significa “casa” em muitas línguas semitas como em hebraico בית e árabe بيت, todas originadas do proto-semita bayt.
No alfabeto proto-sinaítico é representado da seguinte forma:


No oráculo do alfabeto grego B (Beta) está associada à palavra Boêthos, ou seja, Assistência, com o seguinte significado: “Auxílio da Pytia obterás, com a ajuda de fortuna”.
No Sepher Yetzirah a letra hebraica Beith é assim descrita: “Ele fez a letra Beyth reinar sobre a Vida, e Ele sujeitou a ela uma Coroa; e Ele combinou uma com a outra, e formou com elas Mercúrio no universo, a quarta-feira no ano, e a boca na alma, masculina e feminina.”
Na mitologia, Baal Hadad possui um palácio (casa) no monte Tzapanu, construído por Kothar-wa-Khasis, o deus artesão. Esse palácio foi construído com sete componentes: cedro, prata, ouro, lápis-lazúli, gemas preciosas, fogo e tijolo. Esses “elementos” são utilizados hoje, para representar um espaço sagrado (templo) nas praticas modernas do Natib Qadish.
A casa é o símbolo da segurança, da família e da proteção, assim como uma mãe que protege seu filho.
Palavras-chave: casa, família, segurança, bem-estar, mãe, proteção.


Gaml
Significado: Camelo
Letra: G
Valor numérico: 3
Origem: A origem da letra fenícia é incerta, acredita-se que Gaml tenha origem na palavra semita para Camelo, seu equivalente em hebraico é ג, que segundo alguns autores, remete a imagem de um camelo apoiado em seus pés e com o pescoço esticado.
Em proto-sinaítico é representado da seguinte forma:


O nome camelo vem do grego kamelos a partir do hebraico ou fenício gāmāl, "camelo", possivelmente a partir de uma raiz que significa suportar ou carregar.
No oráculo do alfabeto grego  Γ (Gama) está associada à palavra Gê, Terra (Gaia), com o seguinte significado: “A terra vos dará os frutos maduros do teu labor”.
No Sepher Yetzirah a letra hebraica Gaml é assim descrita: “Ele fez a letra Gaml reinar sobre a Paz, e Ele sujeitou a ela uma Coroa; e Ele combinou uma com a outra, e formou com elas a Lua no universo, a segunda-feira no ano, e o olho esquerdo na alma, masculina e feminina.”
O camelo foi domesticado há milhares de anos e os povos semitas o utilizaram como transporte em suas caravanas, pois o camelo é um animal resistente que suporta dias sem água. Ele simboliza as longas jornadas, a travessia do deserto.
Palavras-chave: jornada, um caminho difícil, dádiva da terra, fardo, resistência, trabalho.


EM CONSTRUÇÃO...

Osvaldo R Feres - Todos os Direitos Reservados.


Fontes:
Sepher Yetzirah
Oráculo Alfabético de Apolo (https://sites.google.com/site/helenismo/Home/projetos/oraculo-alfabetico-a-apolo)

Um comentário:

Unknown disse...

QUERO MAIS! QUE MARAVILHOSO ESSE BLOG!

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.