Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

1 – Os fenícios eram cananeus?
Os fenícios chamavam a si próprios de Knaˁn, ou seja, cananeus. O termo fenício, por intermédio do latim poenicus (posteriormente punicus), vem do grego antigo phoinikes, atestado desde Homero, e influenciado por phoînix, "púrpura tíria", "carmesim"; "murex" (que por sua vez vem de phoinos "vermelho cor de sangue").  A púrpura era o principal produto comercializado pelos fenícios. Podemos dizer que os fenícios da Idade do Ferro são os herdeiros dos cananeus da Idade do Bronze.

2 – Os cananeus eram israelitas, judeus ou hebreus?
Não. Os Israelitas e hebreus formavam um povo posterior aos cananeus. Pode ser que a maioria dos hebreus fossem descendentes de cananeus. O judaísmo tem inicio por volta de 900 ou 1000 a.C enquanto a era canaanita durou por volta de 3300 à 1200 a.C (as datas extas são questionáveis)

3 – Os cananeus eram babilônicos ou sumérios?
Não. Os cananeus, também conhecidos como canaanitas formavam um povo distinto dos sumérios e babilônicos. Eles, os cananeus, viviam no que hoje conhecemos como Levante, ou seja, no atual território de Israel, Líbano, partes da Síria e partes da Jordânia, enquanto babilônicos e sumérios abitaram a Mesopotâmia no atual Iraque e parte da Síria.

4 – Os antigos cananeus praticavam sacrifícios humanos?
Há indícios de que sacrifícios de crianças foram praticados pelos fenícios, mas não existem provas o suficiente que comprovem tais sacrifícios, são especulações. A maioria dos estudiosos chegaram a um consenso de que o sacrifício, mesmo os de crianças, nunca ocorreu em Ugarit.

5 – É preciso descendência canaanita para praticar o politeísmo cananeu?
Não. A etnia não faz uma pessoa melhor do que a outra para cultuar os antigos deuses cananeus, todos são bem-vindos, sem distinção de sexo, raça ou cor.

6 – Ashtart e Asherah são as mesmas deusas?
Não. Ashtart e Asherah são deusas distintas, seus nomes são grafados de forma diferente tanto em ugarítico quando em fenício, a letra inicial de Astarte é Ayn e a de Asherah é Aleph. Asherah é descrita como a consorte de El é uma deusa mãe relacionada ao mar. Astarte é uma deusa complexa que foi adorada por todo o mediterrâneo, por vezes, descrita como consorte de Baal.

7 – Os fenícios colonizaram o Brasil?
Não. Pode ser que os Fenícios tenham aportado no Brasil por algum erro de rota, mas as provas indicam que os fenícios nunca colonizaram o Brasil, na verdade não há provas sequer que eles estiveram por aqui.

8 – No politeísmo cananeu se adora demônios?
Não, não adoramos demônios. Algumas divindades canaanitas foram demonizadas na Bíblia, pelos israelitas, porém nossos deuses não são demônios e nem Satanás nem o inferno é mencionado em nenhum texto cananeu em ugarítico. Cananeus antigos e modernos praticantes da religião canaanita não são satanista.

9 – No moderno politeísmo cananeu sacrifica-se animais?
Não, não sacrificamos animais, nem toleramos nenhum tipo de maus tratos aos animais, porém agradecemos aos deuses pela carne abatida que consumimos em nossas refeições.
Antigamente o sacrifício tinha um significado especial para os cananeus. A carcaça do animal sacrificado pode ter sido queimada em sua totalidade, em honra de uma divindade, mas muitas vezes a carne do animal sacrificado era consumida.

10 – São praticados rituais sexuais no politeísmo cananeu?
Imagina-se que os antigos cananeus estavam engajados em rituais sexuais que tinham por finalidade a fertilidade da terra, porém não há provas que indiquem que os sacerdotes e sacerdotisas cananeus praticassem orgias rituais.
Nos textos ugaríticos, os sacerdotes, conhecidos como o Qadishuma, são descritos apenas como responsável por cantar ou fazer recitações de literatura narrativa. Os textos não fazem nenhuma menção de sua sexualidade ou quaisquer ritos sexuais, mesmo que textos de segunda mão, não-cananeus, o rotulem como hierodules (também chamados de prostitutas sagradas, ou prostitutas cultuais).

11 – Eram os cananeus pecadores, conforme descreve a Bíblia?
Obviamente que não! Escritores bíblicos caracterizaram os cananeus intencionalmente como a antítese do antigo ideal israelita, a fim de demonstrar a maneira israelita como a correta.
Os antigos cananeus tinham seu código de ética e leis desenvolvidos. Eles também tinham seus próprios conceitos de pecado, diferentes das dos israelitas.

12 – Asherah era uma deusa ou um objeto de culto (um poste sagrado)?
Asherah é uma deusa canaanita, conhecida em ugarítico como Athrart. O poste sagrado era um culto de origem Israelita, não se sabe ao certo se esse objeto de culto (poste sagrado) fosse a representação da antiga deusa Asherah dos cananeus. Sabe-se apenas que esse poste, ou bosque no plural, era comum ao lado do altar do Deus dos israelitas como podemos ver  em 2 Reis 18:04 na Bíblia.

13 – Os cananeus adoravam Lilith?
Não, os cananeus nunca adoraram Lilith. Lilith é um espírito maligno descrito na mitologia babilônica e judaica, nunca foi cultuada sequer na Babilônia, pelo contrário, sempre foi considerada um espírito a ser evitado. A imagem que normalmente associamos à Lilith, descoberta na Mesopotâmia, uma mulher com asas, ladeada por corujas, sobre duas leoas, NÃO é a imagem de Lilith, provavelmente representa a deusa Inanna/Ishtar .

14 – Utilizamos magia cabalística em nossas práticas religiosas?
Não. A Cabala, acredita-se, surgiu na idade média e não tem ligação direta com as práticas do politeísmo cananeu, porém um praticante de politeísmo cananeu pode estudar cabala ou magia cerimonial, sem aplica-lo necessariamente no seu culto diário.

Fonte:

3 comentários:

Asherah disse...

Nossa, super feliz por ter encontrado o blog. Estou procurando material sobre a religiosidade dos cananeus mas é bem difícil encontrar. Se puderem me indicar livros, textos e até mesmo outros sites, ficarei agradecida.

Unknown disse...

muito bom

Unknown disse...

Gostaria de usar informações que estão no seu site, para um trabalho de história sobre os Fenícios. Você poderia me ajudar em algumas questões?

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.